quarta-feira, 29 de maio de 2013

O estudante

Incrivelmente a capa desse livro não está desatualizada (peguei ele com o meu primo).  
Eu gostei bastante da história, achei comovente (até demais!). Acho que esse é o tipo de livro que deveria ser recomendado na escola, tem uma história boa e cheia de aprendizado, mas não o tipo de aprendizado que conquistamos na escola, o aprendizado do tipo “Não devo fazer isso por que se eu fizer dará errado”.
O livro mostra que o “fantasma da droga” não atinge somente famílias pobres, o vício não escolhe classes sociais e você deve ficar atento, pois pode estar entrando em uma cilada e nem perceber, como foi o caso de Renato, uma das personagens da história. Aqui está o resumo do livro:
Esse livro conta a história de Renato e Roberto, irmãos inseparáveis e de família rica. Eram tão inseparáveis que, embora a idade deles fosse diferente, estavam na mesma sala, pois nos primeiros dias de aula, Renato não queria ir para a escola, então Roberto ofereceu companhia, já que no dia anterior tinha visto a lição do irmão e achado fácil, então a escola fez um teste para ver se Roberto acompanhava bem, e acompanhou.
Tudo ia bem, até que eles chegaram a 5ª série. Todos eram bagunceiros e sem respeito. Não respeitavam professor, mãe, Deus, não respeitavam ninguém. As únicas exceções eram Roberto e Renato. Aos poucos eles conseguiram transformar a sala, e depois a cidade onde eles moravam, fazendo grandes doações (já que todos lá eram ricos, pois estudavam no melhor colégio da cidade), estimulando a adoção de crianças brasileiras e arrumando emprego para os moradores das favelas. Eles ajudaram muito, eram aplaudidos de pé por multidões.
Um dia, Renato reclamou de dor de cabeça. Mário, um menino com quem Renato tinha uma certa rivalidade, naquele mesmo dia se desculpou com Renato ofereceu um comprimido para dor de cabeça (que na verdade era droga). Renato foi se viciando até virar traficante e se meter com gente perigosa. Ninguém acreditava que o Renato que eles conheciam agora era esse Renato, que disse que pararia com as drogas diversas vezes, mas se parava, voltava por pouco tempo a ser quem ele era antes, logo voltava a ser violento.
Renato foi parar na polícia diversas vezes, até que seu pai não aguentou mais e deu um tiro nele.
Pelo visto meu resumo não foi tão interessante como a leitura do livro, me desculpem. O jeito que a autora descreve Renato e a mudança drástica na sua vida é irreprodutível. O resumo não ficou emocionante e comovente L

Nenhum comentário:

Postar um comentário